Os números

Os números estão presentes em tudo o que nos cerca. Nos preços dos produtos que compramos no mercado, nos endereços, nos telefones, nos canais da TV, e onde mais nossos olhos podem alcançar. Conhecer os números e aprender a usá-los é o que vamos fazer juntos, neste blog.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Uma breve história dos números

Aula tema: História da Matemática
Público alvo: alunos de 5o ano Fundamental


contagem nos dedos
A primeira calculadora da história da humanidade, e que existe até hoje, é composta pelos dedos das duas mãos. Com os dedos nos tornamos capazes de contar, calcular, reproduzir e demonstrar valores seguindo regras simples de sinais comuns a todas as pessoas, e é também a forma como somos apresentados pela primeira vez ao universo dos números. Naturalmente aprendemos a contagem pelo sistema decimal, por possuirmos dez dedos nas mãos, e também é por este motivo que usamos a palavra "dígito", que significa "dedo" em latim, para designar algarismos. Mas antes de chegarmos ao sistema decimal, conforme conhecemos hoje, outros sistemas numéricos foram utilizados, dos quais destacaremos alguns mais importantes e detalharemos um pouco mais a seguir:

Sistema Sexagesimal

contagem manual no sistema sexagesimal
Este sistema foi criado pela civilização Suméria por volta de 3500 anos a.C., e utiliza a base 60 para o ciclo de contagem, assim como o sistema horário cuja subdivisão é em 60 minutos por hora e 60 segundos por minuto.
A base 60 teria sido adotada também por uma questão anatômica, pois em uma das mãos se poderia contar as falages opostas ao polegar, e na outra mão cada dedo representaria uma dúzia, assim, a soma das duas mãos resulta em 5 dúzias, que é igual a 60.

 

Sistema Romano

Símbolo Nome Valor
I unus 1 (um)
V quinque 5 (cinco)
X decem 10 (dez)
L quinquaginta 50 (cinquenta)
C centum 100 (cem)
D quingenti 500 (quinhentos)
M mille 1000 (mil)
Este sistema foi desenvolvido na Roma Antiga por volta de 300 anos a.C., e por muito tempo foi o sistema predominante na península ibérica, a região mais proeminente da época.
Uma curiosidade sobre o sistema romano é que este não possui uma representação para o número zero, uma vez que os romanos conheciam apenas o inicio do sistema de contagem inteira a partir de 1, ou seja, não se fazia contagem alguma antes de 1.

 

 

Sistema Binário

sistema binário na informática
Este sistema é mais recente que o próprio sistema decimal e foi desenvolvido para suportar sistemas eletrônicos digitais, uma vez que estes sistemas trabalham com correntes elétricas que podem ser medida entre sinal positivo (+) ou nulo (-), em que atribui-se a estas medidas os numeros 1 e 0.
Deste modo é possível registrar e manipular informações geradas por transmissão de pulsos elétricos, que por sua vez foi quem deu condições para a criação de computadores eletrônicos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário